Arte

Sugestão de Vídeos:

Arte, cultura, virtualidade e democracia:


Reflexões sobre a arte e o artista:


Ecobairros:



Pestalozzi:

Arte, cultura e natureza... o que tudo isso tem a ver com o desenvolvimento humano? Estes vídeos mostram uma experiência educacional que oferece aos educandos ambientes criados especialmente para cada etapa do desenvolvimento humano. Veja também os links dos vídeos do vimeo (abaixo), vale a pena didicar um tempo para ver essa experiência exemplar e inspiradora.

Por Patrícia Martins, em 06/06/2011






"A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade."
Johann Heinrich Pestalozzi



Veja mais:

Saiba mais sobre Pestalozzi:



......................................................................................

Casa-comunidade de Hundertwasser, Viena

Esse post caberia em cooperação, natureza, Ciência e Tradição. Em tempos do assassinato de Zé Cláudio, protestos contra o novo código florestal, a situação do Xingu e as soluções que a mídia não sinaliza, vale a pena a gente conhecer e se inspirar nas palavras e na obra do artista austríaco Hundertwasser:





Arborização de Telhados

Manifesto escrito por Hunterwasser em outubro de 1986.


*clique nas imagens para ampliar



A arborização de telhados é a cobertura de telhados do futuro. Será natural ter uma floresta ou uma campina selvagem ou uma horta no seu telhado. Será difícil imaginar que um dia os telhados eram mortos e sem vegetação. É evidente que os territórios tomados ilegalmente devem ser restituídos no caminho da paz com a natureza. Um destes territórios usurpados ilegalmente são os telhados, ou seja, áreas primitivas que destruímos; já que estamos construindo, devemos restaurar estes territórios perdidos em nossos telhados.

Terraço do artista
Mas é preciso estar atento, pois é a natureza intocada que devemos restaurar, por seu próprio direito. Se entrarmos em paz com a natureza, devemos tratá-la como uma parceira independente e livre, não como nossa escrava subordinada. Nossa natureza amordaçada, desprivilegiada, aculturada, regulada e envenenada para depois ser nutrida pelo próprio homem não pode ser uma parceira livre e independente, não está em pé de igualdade com o homem. Uma tendência inversa está se desenvolvendo. A subordinação da natureza, que tem sido vista como correta até agora, não apenas se provou como algo errado, mas também letalmente perigoso para o homem.

A linha reta e suas formações são cancerígenas, não apenas arquitetonicamente mas também medicinalmente falando. Nossas relações íntimas, de igual para igual com a natureza, precisam ser reestruturadas. Essa relação de igual para igual é agora incomparavelmente mais importante que as relações humanas e é tremendamente complexa.

Não é apenas pelo fato de as plantas nos alimentarem e possibilitarem a vida no planeta, fornecendo oxigênio que respiramos e água pura que bebemos, mas também por nós conhecermos a natureza da criação, da criatividade. Como um artista estou me tornando cada vez mais consciente de que a criatividade da natureza e do homem precisam ser reunidas, se todos nós, imagens de Deus, queremos sobreviver neste planeta, nesta Terra.

Árvore inquilina
Nas cidades e agora, infelizmente, até nos campos, nos distanciamos tanto da verdadeira natureza que estamos em perigo de desistir da nossa existência. Especialmente nos desertos urbanos, a arborização de telhados é um dever absoluto. Por muito tempo nós temos vivido no limite: subjugando a natureza. Agora é o tempo de desfazer esse erro nos colocando em condição hierárquica abaixo da natureza, ou seja, ela acima de nós, intocada, ao invés de achatada e destruída por nós.

Tecnologias para grama, floresta, jardim e árvores nas casas são tão avançadas que não há mais desculpas para não ter um telhado verde. Aqueles que não tem acesso aos telhados (caso de prédios), podem colocar plantas nas janelas e compartilhar o espaço com árvores inquilinas, árvores que crescem para fora das janelas.

Eu tenho demonstrado telhados de grama e floresta na Nova Zelândia e em Viena, que são um sucesso. Em Viena, 900 toneladas de solo foram aplicados em 13 telhados onde 250 árvores e arbustos foram plantados. A visão do alto mostra a casa completamente verde. Uma área ainda maior que todo o lote é coberta de plantas e verduras. E cinco árvores inquilinas resultam em um espaço verde adicional.

Uma arborização de telhados é uma coisa inacreditavelmente positiva. Traz vantagens, alegria e bem estar não apenas para aqueles que tem telhados gramados (apenas pense: um pedaço de campina e floresta no meio da cidade), mas também aqueles morando sob tais espaços de natureza: um indescritível sentimento de agradável aconchego e frescor, um sentimento de segurança contra a poluição e radiação radioativa, e um cheirinho de floresta, mas sem umidade.

Além disso, os telhados verdes trazem grandes vantagens também para aqueles que nem usam nem moram embaixo deles, tão somente pelo fato de apreciarem sua vista. Habitantes de locais com telhados verdes passam a observar a natureza ao invés de telhados estéreis e casas sombrias. Olham para terras reflorestadas vivas, com todas as maravilhas das estações da natureza, mudanças nas folhas, o desabrochar de fores e fragrâncias.

Telhados verdes são uma estratégia na redução de poeira e barulho, melhoram a qualidade do ar e o clima. Para compreender melhor como um telhado assim afeta positivamente a psique e o bem estar, basta dormir sob um apenas uma vez. Um sentimento completamente diferente de liberação e segurança surge, entre muitas coisas indizíveis.
Hundertwasser cultivando árvores inquilinas

Se o telhado verde for bem feito, a pessoa é dispensada de fazer qualquer trabalho de reparação por pelo menos uma ou duas gerações. A pessoa conserva o bom sentimento de estar praticando seu dever de viver em paz com a natureza e dá o bom exemplo. Um conselho da minha experiência: As bases que seguram o solo do telhado verde devem ser coloridas em tom escuro, preto ou marrom, feito de madeira tingida ou cimento, nunca em branco ou concreto claro, já que pelo mundo apenas cores escuras vão bem com o verde da grama e a cor do solo.

Se a grama do telhado deve ser mexida uma vez por ano ou não, se deve ser irrigada ou deixada por si, isto depende da pessoa. Telhados secos no verão se tornarão verdes por si mesmos na primavera ou  outono depois de grandes períodos de chuva e até em invernos sem neve. Eu desaconselho o uso de betume como camada de isolamento, pois as raízes crescem através dele; na minha experiência uma folha de plástico é a melhor opção, se feita de um só pedaço, sem nada colado. Sobreposições devem ser de pelo menos um metro.

A vegetação de gramados é diferente a cada ano, o que é magnífico. A grama e o solo vão se transformando ao longo do tempo, e novas espécies de plantas vão surgindo – uma constante transformação. No meu telhado verde em Viena eu tenho visto e fotografado abelhas, borboletas, besouros, pássaros pretos e até um pato selvagem chocando ovos.



Posters ativistas do artista:

Sobrevivência ou suicídio: Salve a floresta tropical




Entre árvores estamos em casa



Aqui você ouve uma música da banda O Jardim das Horas, inspirada neste manifesto.



por Mariana Monteiro